Problemas com viagens de avião? Saiba quais são seus direitos.

Em caso de atrasos:
A partir de uma hora, o passageiro tem que receber comunicação gratuita, como internet e telefone.
A partir de duas horas, alimentação.
Após quatro horas de atraso, acomodação e transporte, incluindo hospedagem, se necessário.
Superior a quatro horas, é preciso fornecer hospedagem, mas somente em caso de pernoite no aeroporto, além de transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver na mesma cidade onde mora, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.
O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) e seus acompanhantes sempre terão direito à hospedagem, independentemente da exigência de pernoite no aeroporto.
Cancelamento de voo:
Além disso, quando o voo for cancelado, a companhia tem que oferecer: reembolso da passagem, reacomodação em outro voo, outro meio de transporte ou compensação financeira.
Overbooking:
O embarque negado, mais conhecido como overbooking ou preterição de embarque, acontece quando a companhia aérea vende mais passagens do que uma aeronave pode comportar, fazendo com que haja mais passageiros do que assentos disponíveis.
Quando acontece o overbooking, a companhia aérea deve oferecer ao passageiro afetado diferentes soluções e ele, por sua vez, deve escolher a que melhor lhe atende.
- Receber o reembolso integral da passagem aérea, incluindo a tarifa de embarque;
- Remarcar o voo para data e horário de sua preferência, sem nenhum custo adicional;
- Ser reacomodado no próximo voo para o mesmo destino da mesma companhia ou de uma companhia diferente, se for necessário, sem custos adicionais e se houver assentos disponíveis;
- Concluir a viagem por outro meio de transporte, se for possível.
Além disso, o passageiro ainda pode ter direito à assistência material de acordo com o tempo de espera.
Overbooking no exterior: como funciona?
Os direitos mencionados acima são válidos apenas no Brasil. No exterior, a prática de overbooking é permitida e acontece com frequência.
Na Europa, as companhias aéreas também procuram por voluntários para embarcarem em um novo voo mediante uma compensação, assim como no Brasil. A indenização pode ser de 250 a 600 euros, variando de acordo com a distância entre os aeroportos de origem e de destino. Lá também há a opção de reembolso integral e a assistência material.
Nos Estados Unidos, a situação é bem parecida. A indenização pode ser de até 400 dólares se o atraso na chegada ao destino final for de 1 ou 2 horas, ou de até 800 dólares caso o atraso supere 2 horas.
Sabemos que imprevistos podem surgir durante uma viagem, e nada é mais frustrante do que lidar com problemas diretamente com as companhias aéreas. É por isso que, na No Meio do Mundo Viagens, oferecemos um suporte completo para garantir que sua experiência seja tranquila e sem estresse, do início ao fim!
No Meio do Mundo Viagens – Estamos sempre ao seu lado, onde quer que você esteja! 🌏